Depois de chegar ao Japão, tens que decidir como te vais movimentar entre cidades. As duas soluções de transportes no Japão mais utilizadas são os comboios e os autocarros, depende do tempo que lá estás, e que cidades queres visitar. Tens que fazer as tuas contas e ver o que mais te compensa.
Eu por exemplo usei o autocarro porque não fui a Tóquio, se fosse, o comboio seria mais económico.
Também te Pode interessar
JR Pass
Nos sites e blogues eles divulgam imenso o JR PASS, é um passe de comboio ilimitado e inclui o comboio bala de alta velocidade (Shinkansen) e vários metros. O preço de 7 dias é de 307€ , não chegou para mim porque fiquei lá mais dias. A opção seguinte é 14 dias por 491€, isto é demasiado caro! É mais caro do que paguei pelo bilhetes de avião! Ok, se calhar esta opção compensa para quem quer passar um dia em cada cidade. E eu conheci bastantes pessoas que estavam a viajar assim e com o JR PASS, mas será que estão a viajar assim porque querem ou para tirar o melhor partido do JR PASS?
Willer Express
Como alternativa ao JRPass, existem autocarros expresso que fazem a ligação entre as cidades. Alguns são noturnos e os viajantes aproveitam para poupar em estadia uma vez que dormem no autocarro. O Autocarro noturno não é para mim, não porque não durma facilmente, mas porque gosto de aproveitar a viagem para ver a paisagem. Os autocarros são da Willer Express, são muito confortáveis e fazem paragens regularmente para tomar café e esticar as pernas. Pelo que vi funcionam como os bilhetes de avião, o preço flutua consoante a procura. Por isso compra com antecedência online.
Dentro das cidades
Dependendo da cidade, têm táxis, autocarros, metro e aluguer de bicicletas. Vocês têm que fazer a vossa escolha mediante a situação.
A solução mais económica e prática é o metro. Para isto o Google Maps é o vosso melhor amigo, coloquem o vosso destino, e a app dá-vos os horários, preços e até quantas paragens têm até chegarem. Para comprar o bilhete, também é fácil. Nas máquinas ou nos postos de atendimento à entrada do metro, basta pedirem um bilhete com o valor da vossa viagem e já está!
Resumindo
Deves planear bem a tua viagem consoante o teu orçamento e o que queres visitar. Ir ou não a uma cidade pode alterar muito os teus gastos nos transportes no Japão.
Considera o tipo de viajante que és, eu sou um viajante que gosta de ficar algum tempo nos sitios, absorver a energia e conhecer os locais. O que mais detesto é andar a correr quando viajo por isso o JR pass de 7 dias estaria fora de questão.
Não tenhas medo de abdicar de visitar algum sitio, é mais uma oportunidade que deixas em aberto para voltar.