Um restaurante dentro de uma livraria? Ou uma livraria dentro de um restaurante?
O Espaço
O Restaurante Theatro, na Póvoa de Varzim deslumbrou-me pelo espaço. Enquanto procurava por um sitio para jantar, as fotos deste restaurante despertaram a minha curiosidade, bem como o conceito. O estilo industrial dentro de uma espécie de armazém antigo, com tetos muito altos em madeira, fica bem e dá uma sensação de conforto que não esperava.
No entanto, este conceito de “open space”, começa a passar do espetacular ao terrível quando começa a ter mais clientes. O mal do espaço ser tão amplo, é que o som se espalha facilmente. É fácil ouvir uma conversa de alguém numa mesa do outro lado da sala, então quando se juntam algumas mesas a luta pelo domínio do volume torna-se irritante.
O Conceito
Este negócio apresenta-se no seu site como restaurante, winebar, livraria e galeria de arte. Bom, quando se quer fazer muita coisa nem sempre se faz bem. Sim livraria, podes ir ao mesmo espaço, onde tens pessoas a jantar, para comprar livros.
A ideia de uma livraria num restaurante, ultrapassa-me, não consigo perceber onde as duas coisas se encaixam. Faria todo o sentido numa coffee-shop em que podes desfrutar de um livro calmamente enquanto desfrutas de uma bebida e alguns snacks, mas num restaurante? A única coisa que poderia ver de bom, era as crianças trocarem os tablets por livros à mesa.
O Serviço
A simpatia é o ponto forte. todo o staff com que interagi é muito simpático e acolhedor. No entanto, devem rever a organização.
A intenção é boa, mas ainda mal tinha começado a comer e já me estavam a perguntar se estava tudo bom e várias vezes durante a refeição. A mesma coisa vi a acontecer noutra mesa que notou-se que já estava a ser incomoda a intrusão visto que tinham que pausar a conversação constantemente. Não é necessário tanta preocupação, basta estarem atentos a pedidos e no final podem perguntar se tudo estava do agrado dos clientes.
Outra coisa inédita que aconteceu, foi eu pedir para sair da sala um pouco entre o prato principal e a sobremesa e quando voltei, toda a mesa tinha sido levantada. Pensavam que eu já tinha saído. Pediram-me desculpas e servira-me uma nova bebida, mas fiquei com a ideia de que podia ir embora sem pagar que ninguém tinha dado conta.
Os Sabores
Bom, antes de mais, o menu digital que apresentam, tem muitos pratos em falta do menu que está exposto na entrada do espaço. Justificaram que nem sempre servem tudo e também, o menu digital nem sempre funciona bem. Devem, claramente, rever estas duas situações.
Neste dia, tinham também cabrito assado, que não é um prato regular. Foi a minha escolha, mas não tenho nada a elogiar no prato. Não era mau, mas também não era nada de extraordinário. Aliás, de todos que já experimentei, este fica num dos meus menos favoritos. A sobremesa foi um cheesecake de chocolate branco, com uma boa apresentação, mas mais uma vez de sabores muito subtis.
Conclusão
É um espaço pelo qual não anseio voltar, não porque tenha sido mau, mas porque também não alcança as expectativas. Para um restaurante com preços acima da média, esperava mais.
Talvez volte numa noite quente para experimentar as mesas exteriores e outros pratos.