No planeamento da viagem, uma das partes cultura e paisagem que não queria perder, era o interior da Irlanda. Os cenários que via em fotos e em filmes era lindo e intrigante. Por um lado romântico, por outro sinistro. Filmes como P.S. I Love You, Braveheart, a famosa série Guerra dos Tronos, etc. foram rodados por aqui. Lendas como as fadas, duendes, trevos da sorte, sereias e o cavaleiro sem cabeça alimentam o místico destas zonas e o nevoeiro que aparece do nada também ajuda a imaginação e entrar nas histórias.
Vê também DUBLIN O QUE VISITAR
Onde ir?
Existem imensas opções, e se decidirem conduzir, se calhar basta sair de Dublin para começarem a ver campo. Para mim, conduzir do outro lada da estrada ainda é muito confuso, por isso decidi ir num tour com a Wild Rover. Inicialmente tinha marcado conhecer os Cliffs of Moher, os Giants Causeway também me parecia interessante mas finalmente no dia antes do tour um motorista mega simpático convenceu-me a ir às Wicklow Mountains.
Sinceramente, penso que foi a melhor opção, a viagem é muito mais curta o que dá para explorar as paragens mais tempo.
Glencree, Centro para a Paz e Reconciliação
Esta instituição não governamental foi fundada em 1974 como resposta dos violentos conflitos na Irlanda do Norte. Ao longo dos anos, cuidou crianças órfãs e crianças situação de pobreza e fome. Desde então, o lema da instituição tem sido dinamizar processos de dialogo para alcançar a paz em conflitos por várias partes do mundo.
Corpos no pântano
O pântano da Irlanda é um vasto e importante tapete de musgo que constitui 8% do existente em todo o mundo. O cenário verde e vasto, poderia ser lindo e romântico não fossem as descobertas sinistras encontradas nele.
Devido às características particulares deste ecossistema, tudo o que nele morre fica mumificado e surpreendentemente conservado durante anos. E quando falo em anos, são milhares de anos. O mais antigo tinha 4000 anos e ainda tinha a pele intacta. Para não sair do clima sinistro, as mortes destes antepassados, foram brutais. Decapitações, tortura e rituais de sacrifício para os Deuses foram executados por aqui.
De certeza que agora já estás a pensar no nevoeiro sinistro de outra forma…
Parque Nacional das Montanhas Wicklow – Glendalough
Para além de um parque natural, este foi um sitio religioso importante a partir do século XI até cerca do século XII, altura que Glendalough foi anexada à diocese de Dublin. Durante vários séculos, o mosteiro empregava mais de 1000 pessoas na criação de animais e cultivo de campos e, era considerado abastado devido aos seu grande stock de mantimentos.
Por essas razões, foram alvo de vários ataques e pilhagens por tribos locais e invasores nórdicos, que habitualmente queimavam casas e igrejas. O facto de estarem num local tão remoto, também não ajudava a protegerem-se.
Apesar dos ataques, o mosteiro foi reconstruído todas as vezes que sofria um ataque.
Pelo parque estão espalhadas igrejas, cemitérios e outras estruturas, algumas intactas outras em ruinas.
Upper Lake
Este lago é lindíssimo, rodeado por montanhas imponentes que parecem estar a entregar-nos a água delicadamente. Em conjunto com a calma de um parque pouco tocado durante milhares de anos, este é um sitio para respirar fundo, abrandar os pensamentos e deixar-nos envolver pela natureza.
Este formação geológica foi esculpida durante milhões de anos pelo derreter de um glaciar. Ou seja, há muitos, muitos mas mesmo muitos anos atrás, aqui estava um enorme pedaço de gelo glaciar e muito frio.
Conteúdo selecionado para o artigo “Os melhores blogs portugueses de viagens”, publicado pela editora educativa Twinkl.