Nada melhor para uma escapadela romântica do que um fim de semana na bela região do Douro, por muitos desconhecida, por mim nem tanto, porém de cada vez que visito encontro sempre algo de diferente e belo à sua maneira. Fugir ao transito do dia-a-dia, ao stress do quotidiano, à rotina do trabalho e encontrar a paz, o silencio, as paisagens de perder a vista, o encanto das cores do rio, das montanhas, já para não falar da magnifica estrada N222, considerada por muitos como a mais bela do mundo, apesar do pouco transito durante os dias da semana, não são aconselhadas grandes velocidades pois é preciso apreciar o que mais belo a natureza nos dá.
O hotel escolhido foi o Vila Galé Douro Vineyards, situado na centenária quinta de Val de Moreira, uma unidade de agro-turismo 2 que dispõe actualmente de 7 quartos, piscina exterior e restaurante. Os quartos são amplos e decorados de acordo com a região. O pequeno almoço, servido no restaurante e um pouco afastado dos quartos, (necessário pegar no carro pra tomar o pequeno almoço) é servido à carta, apesar de ser continental, considero que foi dos melhores que já comi até então. A quinta oferece na estadia uma visita às caves com prova de vinhos, aconselho totalmente, pois o Porto 10 anos é um vinho excepcional. As vistas são incríveis e agradáveis, bastante sossego e paz é o que transmite.
Saídos do pequeno almoço por volta das 12h decidimos visitar a cidade da Régua, para os eventuais souvenirs e para passear um pouco a pé, não é uma cidade grande e estacionado o carro podemos fazer tudo a pé.
Não a muitos km fica a Vila de Pinhão que também aconselho a visitar apenas da parte da tarde para apreciar a vista que a região nos dá. Aconselho igualmente a visitar o miradouro Casal de Loivos, onde podemos ver o rio serpentear as montanhas e apreciar um belo por do sol. Apesar de ser acessível a qualquer carro comum ao chegar ao miradouro as estradas são estreitas e o GPS também pode indicar um caminho bastante ingreme e dificilmente se conseguirá subir, por isso é aconselhável seguir a estrada nacional e as indicações.
No final do dia jantámos num restaurante no Pinhão de nome Ponto Grande, recepção cuidada e acolhedora, porém as mesas são mais do que o espaço deveria permitir, mas sendo um dia de semana ao jantar estava tranquilo. Decidimos escolher um Menu que é composto por 5 pratos típicos da região (costelinhas em vinha d’alhos e grelos, feijocas guisadas com carne fumada e caldeirada de cabrito/borrego e a famosa alheira).