Estás à procura de um tempo na natureza? Uma escapadinha no Gerês é a sugestão da Susana, seguidora do TugaViajante.
Também te Pode interessar
Bem perto do Parque Nacional Peneda-Gerês, existe uma aldeia chamada Vilarinho de Souto. Uma aldeia perdida que não quer ser encontrada. Para quem gosta de natureza no seu estado puro e para quem precisa de uns dias de descanso total… perfeito!
Nesta aldeia, encontra-se um pequeno alojamento rural chamado Casa das Olas, com umas casinhas recuperadas do tempo e que respeitam o enquadramento com a natureza. Casas de pedra, rústicas, mas com um toque de conforto no interior. E a paisagem… a paisagem é o melhor!
Longe de tudo e de todos, os passeios pela zona são obrigatórios. Com caminhos pedestres, por entre a floresta, ouve-se o som do rio ao fundo e os pássaros a cantar. Descendo o desnível do monte, chegamos à albufeira da Barragem de Touvedo, com mesas disponíveis para um lanche ou piquenique, e uma vista magnífica. Aí mesmo começa a ecovia do Rio Lima, com um percurso de 4,593 km, que podemos fazer de bicicleta ou a caminhar, mantendo-nos sempre na margem do rio que corre ao nosso lado. Termina na aldeia do Ermelo, digna de uma visita.
Alargando os horizontes e apenas a 10 km do nosso alojamento, podemos visitar a vila do Soajo, famosa pelos seus 24 espigueiros comunitários, todos em granito. Desde 1983 que este conjunto de espigueiros está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico).
Espalhadas pela Serra do Soajo, temos várias lagoas a visitar. E no verão que bem que sabe mergulhar para refrescar o corpo! Umas mais conhecidas que outras, estão sinalizadas enquanto se percorre a estrada principal por entre a serra.
Para quem aprecia este género de refúgios, é um lugar a considerar. Podemos simplesmente ficar a relaxar, serenos, a apreciar a paisagem do nosso Minho, como também temos a possibilidade de desafiar as nossas pernas e os nossos instintos e percorrer trilhos e caminhos por entre o que de melhor temos em Portugal.
Vale a pena? Se vale…