Preço do Níquel sobe 250% chegando a ultrapassar $100.000 por tonelada.
No que é utilizado o Niquel
O Níquel é um metal usado para fortalecer outras ligas e para aumentar a resistência a temperaturas extremas e ambientes corrosivos. Um exemplo é o aço inoxidável. Outro uso importante, é em baterias recarregáveis de níquel-cádmio e baterias de níquel-hidreto metálico utilizadas em veículos híbridos e baterias ião de lítio, níquel-hidreto metálico (NiMH), ou níquel-cádmio (NiCd) usadas em telemóveis, portáteis e camaras fotográficas.
Sendo de uma importância enorme na industria, no dia a dia pode-se vir a começar a notar mais uma subida de preços no qual estas ligas tratadas com níquel são usadas. Para além das mencionadas em cima, utensílios de cozinha e eletrodomésticos, torneiras, bancas, mobiliário medicinal, etc.
A guerra Rússia – Ucrânia
As sanções na Rússia e o medo de escassez nos metais, têm impactado os preços a níveis históricos. Para além do níquel, em que a Rússia fornece 10% globalmente, o paládio usado em catalisadores e outros produtos, o zinco, o alumínio, etc. têm subido o seu valor significativamente.

Opinião
Este é mais um fator determinante para o futuro da economia global. Os preços crescentes em várias matérias primas, vão fazer subir os preços dos produtos finais e consequentemente a sua procura. Terminando o ciclo da catástrofe, várias empresas não vão aguentar a pressão, fechando e fazendo subir o desemprego diminuindo ainda mais o poder de compra.
Estamos numa altura critica e todas as precauções nas finanças pessoais são importantes. Se tem que comprar algum produto descrito acima, é melhor comprar já. Se não tem que comprar, comece a gerir o seu dinheiro de forma a aguentar tempos difíceis que poderão vir em breve.