Já consideraste fazer uma paragem em Barcelona durante as tuas viagens pela Europa? A cidade tem muito para oferecer e o seu aeroporto conecta-se a várias cidades europeias e internacionais importantes, tornando-se um destino conveniente para uma longa escala. Mas digo-te, se tiveres pelo menos 3 dias para visitar Barcelona, não percas! Desde a mundialmente famosa Sagrada Familia e Park Guell até bairros encantadores e deliciosa cozinha, esta cidade tem algo para todos. Claro, para realmente imergir na cultura local, ir à praia, ou desfrutar de uma gastronomia diversificada da cidade, vai precisar de mais tempo. Mas mesmo com apenas um 3 dias em Barcelona, já consegues ter uma ideia do que esta cidade vibrante tem para oferecer.
Encontra voos baratos para destinos incríveis em todo o mundo AQUI.
O que visitar em Barcelona
Sagrada Família
A Sagrada Família é um dos marcos mais icónicos em Barcelona e claro que é imperativo visitar. A sua construção começou em 1882 por Antoni Gaudi. Durante todos estes anos, o projeto nunca foi completado e isso tornou-a uma das mais reconhecidas obras em curso do mundo.
Apesar de não estar pronta, só vais dar conta disso porque ainda estão gruas no exterior, porque a visita ao interior é de cair o queixo. A arquitetura é impressionante, cada sitio que olhas tem algo que te vai impressionar e a luz de várias cores que entra pelos vitrais adiciona mais ao surrealismo do espaço.
Recomendo que compres os bilhetes com antecedência AQUI.
Park Guell
Mais uma vez da autoria de Antoni Gaudi, o Park Guell é mais uma vez impressionante. Excelente para um passeio com calma ao final do dia e ver as vistas de Barcelona. Se fores num dia de muito sol, não te esqueças de colocar protetor solar e levar água porque pode ficar bastante quente por ali.
Podes comprar bilhetes AQUI.
Bairro Gótico
O Bairro Gótico é um dos mais bonitos bairros de Barcelona. Perfeito para passear e admirar a arquitetura bem como aproveitar a cultura e tradições de pequenas lojas e cafés. É também o centro histórico e o núcleo mais antigo da cidade, caracterizado pelo estilo gótico predominante em suas construções. Composto por várias regiões distintas, como o Call, Santos Justo e Pastor, Santa Maria del Pi, a Catedral, Santa Ana, La Merced e o Palau, o bairro preserva sua própria identidade. Embora a estrutura do bairro tenha permanecido intacta até o século XIX, várias transformações ocorreram, incluindo a conversão de cemitérios em praças públicas, o esvaziamento de grandes edifícios e a demolição das muralhas. Ruínas da primeira muralha ainda podem ser vistas na Praça da Catedral de Barcelona, e na Rua Ataulfo encontra-se a Capela do Palácio, um exemplo notável da arquitetura gótica.
La Rambla
La Rambla é uma avenida cheia de animação. Aqui vais encontrar os famosos artistas de rua e vários locais onde se juntam os residentes à volta de bebidas, petiscos e dois dedos de conversa.
O termo “rambla”, derivado do árabe “ramla”, que significa “leito de rio seco” ou “areal”, refere-se a uma rua larga e movimentada, típica da Espanha. Oficialmente, Las Ramblas consistem em uma série de pequenas ruas que se unem, totalizando 1,2 km de comprimento. Estas ruas são denominadas sucessivamente Rambla das Calhas, Rambla dos Estudos, Rambla de São José, Rambla dos Capuchinhos e Rambla de Santa Mônica. Apesar de serem várias ruas, é comum referir-se a elas simplesmente como “Rambla”.
Casa Batlló
Mais uma vez da autoria de Antoni Gaudi, a Casa Battló é linda de se ver mas muito cara para se visitar. Sinceramente eu passei esta visita porque sou forreta e acho um exagero. Mas se quiseres visitar, podes comprar os bilhetes AQUI.
Localizado no número 43 do Passeig de Gràcia, na chamada Ilha da Discórdia, um bairro modernista de Barcelona, este edifício está incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Casa Milá
A Casa Milá também conhecida como La Pedrera é como a Casa Battló património mundial da Unesco. Mais uma vez linda de se ver, mas cara para se visitar. Podes comprar os teus bilhetes AQUI.
O edifício não apresenta linhas retas, o que o torna único e desafiador. Muitos consideram-no magnífico e cativante, enquanto outros o comparam a ondas de lava ou a uma duna de areia. A sua estrutura parece desafiar os padrões convencionais de arquitetura, destacando-se especialmente pela cobertura, que possui uma aparência quase lunar ou surreal.
La Boqueria
Agora estamos a falar de comida, um dos meus passatempos preferidos. La Boqueria também conhecido como Mercado de São José é o mercado municipal mais antigo de Barcelona, Catalunha, Espanha. Inaugurado em 19 de março de 1840, dia de São José no calendário católico, o mercado oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo frutas, carnes, artesanato, vinhos, entre outros. É um destino muito procurado tanto pelos habitantes locais quanto por turistas de todo o mundo. Perfeito para enceheres a mochila de comida para os teus passeios pela cidade.
Barceloneta
E finalmente a praia Barceloneta, perfeita para relaxar e refrescar. Esta praia é das mais conhecidas de Barcelona. Por isso conta com um grande afluência. Mas se queres dar um mergulho depois de um dia de caminhada, esta é a tua melhor escolha.
Parc De La Ciutadella
O Parque da Cidadela, ou Parc de la Ciutadella em catalão, é mais um belo sitio para fazeres uma pausa e aproveitar para comer o que trazes na mochila. Construído nos antigos terrenos da fortaleza da cidade, daí seu nome “Cidadela”, o parque foi modelado segundo o Jardim do Luxemburgo em Paris.
Localizado nos bairros de São Pedro, Santa Catarina e Ribeira, no distrito da Cidade Velha, o parque fica no triângulo formado pela Estação de França, o Arco do Triunfo e a Vila Olímpica, entre o Passeio Pujades, o Passeio Picasso e a Rua Wellington
Onde Comer em Barcelona
Honestamente, para já não tenho muitas recomendações para te dar, talvez quando voltar lá experimente mais. Mas desta vez o mercado La Boqueria foi o suficiente para mim. A variedade é tanta, e confesso que é divertido andar por lá e os preços são acessíveis. Não tive necessidade de procurar outro sitio para comer, a não ser claro a essencial cerveja nas horas de calor.
Para essa cervejinha e snack, para além dos habituais cafés, o BierCab oferece cervejas artesanais muito boas e uns snacks perfeitos para acompanhar. Se fores lá, é melhor ires no final do dia porque podes sair de lá um bocadinho alcoolizado.
Transportes em Barcelona
- Uber está disponível em Barcelona, mas não será a tua melhor opção porque não a disponibilidade não é grande
- O metro e os autocarros são muito convenientes e fáceis de usar
- A tua melhor opção será caminhar, até porque enquanto caminhas vais conhecendo novos sitios e novas pessoas
Moeda em Barcelona
A moeda em Barcelona é o Euro. Em geral é fácil pagar com cartão.
Lingua em Barcelona
O contato de emergência é o 112.
Tem atenção aos pequenos furtos em aglomerados de pessoas e na praia.
Leva o teu cartão de saúde europeu e faz um seguro de viagem. Tens AQUI 5% DESCONTO na Iati seguros.
Emergência e outros conselhos
Em Barcelona há duas línguas oficiais, o espanhol (ou castellano) e o catalão. Muitas pessoa percebem também Inglês.