Alimentação em viagem
O que tu comes é muito importante, não só porque tens que ter forças para explorar, como também não é nada conveniente ficares doente. Isto é importante para todas as viagens, mas principalmente para países exóticos e de nível de vida baixo.
Comidas e Bebidas contaminadas, podem causar várias doenças, como é o caso da Diarreia do Viajante. É aconselhável ter mais cuidado com o que se come e bebe, não porque seja grave mas porque pode tornar a viagem bastante desagradável.
Também te Pode interessar
A Diarreia do Viajante é a doença mais comum por entre os viajantes, e acontece quando o nosso organismo é exposto a bactérias que nunca teve contacto. Nunca tendo desenvolvido defesas específicas para elas.
Com as dicas todas aqui em baixo, tiveste cuidadinho, e mesmo assim ficaste com diarreia? Bom, toma os medicamentos, bebe bastante água e tenta comer só alimentos embalados de fábrica e secos (bolachas, atum, pão. etc). Lava sempre bem as mãos antes de manusear os alimentos. Se ficares com febre ou tiveres outros sintomas, deves procurar assistência médica. Vê aqui o que deves fazer antes de viajar para teres assistência médica no estrangeiro.
Comidas de rua
Não comas nada que não tenhas a certeza que foi bem cozinhado (Cozido ou frito). Se for confeccionado à tua frente, verifica que a água está a ferver ou que foi frito o suficiente. Pede sempre bem passado, se não tiveres a certeza, não comas.
Se estiveres num país quente, não comas nada que esteja exposto e que seja sensível ao calor. Como carne, peixe, ovos, leite, etc. Mesmo que depois seja bem cozinhado.
Evita comer em buffets ou em sítios que a comida esteja exposta durante algum tempo. Mesmo que seja bem cozinhada, o tempo que fica exposta, pode voltar a ser contaminada.
Dica: Quando procurares comida na rua, escolhe o vendedor que tiver mais mães com crianças. As mamãs locais já conhecem e têm mais cuidado com essas coisas. 😉
Comida crua
Se não for fruta e vegetais, não comas. Mesmo as marinadas em citrinos ou vinagres, como é o caso dos ceviches.
Saladas pré-preparadas são extremamente problemáticas porque têm imensa superfície para os germes se alojarem. Se comprares os vegetais, lava-os bem com água engarrafada, lava bem as mãos e prepara a tua salada à vontade. O mesmo com as frutas, evita as frutas já cortadas. Compra inteiras, lava bem e descasca.
Dica: Se quiseres ter a certeza que eliminaste os germes todos, podes acrescentar umas gotinhas de lixívia à água com que lavas as frutas e os vegetais.
Comida Selvagem
Coisas como morcegos, macacos, roedores e outras podem ser uma fonte de doenças de origem animal, como a Ébola. Por isso, é melhor comeres só com os olhinhos, para depois impressionares os teus amigos quando contares.
Comidas fortes
Evita comidas a que não estejas habituado. Muito picantes, muitos fritos, crus, etc. Se queres experimentar, vai comendo gradualmente para o teu corpo habituar-se. A cada dia, se te sentires bem, podes comer em maior quantidade.
Parece-te muito? Isto são conselhos, claro que podes experimentar novos sabores. Mas vais ter sempre melhores hipóteses de não ficares doente, se estiveres atento.
Água
É muito importante manteres-te hidratado. Bebe bastante água mas sempre engarrafada. Nunca, nunca, bebas água da torneira ou de fontes. Mesmo para lavar os dentes, se possível, usa água engarrafada.
Bebe da garrafa ou lata, mas limpa bem antes de beberes.
Dica: As bebidas com gás, perdem as bolhinhas se tiverem sido abertas antes. Com estas tens a certeza que as garrafas não foram violadas.
Bebidas Alcoólicas
Quase todas as bebidas têm álcool suficiente para matar os germes, contudo se meteres gelo contaminado, estragas tudo. Evita bebidas com gelo.
A cerveja e o vinho, não têm álcool suficiente para matar os germes, mas se as garrafas estiverem fechadas, não deve haver problema. Faz questão de seres tu a abrir a garrafa, ou que seja aberta à tua frente.
Gelo Sim, o gelo também pode estar contaminado. Afinal de contas é água, e ao derreter lá estão as bactérias chatas.Se conseguires, nunca peças gelo nas bebidas. Se precisares mesmo de gelo, pergunta se o gelo é de água descontaminada ou fervida. Isto não te garante que seja verdade, mas vale a pena perguntar.
Dica: é mais provável que aqueles cubos de gelo feitos em máquina, normalmente cilíndricos e não em cubos, sejam de água segura. Mas mais uma vez, não é garantido. 😉
Medicamentos
Se já és sensível por cá, leva contigo os medicamentos que habitualmente tomas. Fala com o teu médico e se necessário leva receita.
Para além disso, para prevenir, deves levar medicamentos como o Imodium. Passa numa farmácia e fala com o farmacêutico, não te esqueças de dizer para onde vais.
Dica: Se gostas de beber bastante, leva Gurosan. Apenas para o caso de te excederes. 😉
Resumindo:
O mais seguro é tudo o que seja embalado ou engarrafado.
Restaurantes de grandes grupos internacionais, como MacDonald’s, KFC, Burger King, etc, também são, normalmente seguros. Eles não querem um escândalo para o grupo, com comida contaminada, por isso eles controlam tudo muito bem.
Mãos sempre bem lavadinhas antes de mexer em comida. Se alguém mexer na tua comida, certifica-te que lavaram bem as mãos também.
Tudo muito bem cozinhado, de preferência a ferver quando te é entregue.
E não comas bichos esquisitos, lembra-te que tu não estás habituado.
Agora experimenta os novos sabores pelo mundo, há coisas mesmo muito boas por esses países.