Vila Nova de Famalicão, ou para facilitar Famalicão, é a minha terra natal e mesmo eu subestimei o investimento turistico aqui. Provavelmente por viver aqui já tudo me parece tão natural que me passa despercebido. Só depois de criar este blog e de me tornar um “turista profissional” é que comecei a perceber que a minha cidade oferece muitas coisas que outras cidades não conseguem oferecer. E com isto vamos lá às 4 razões porque deves visitar Famalicão.
Também te Pode interessar
A Localização de Famalicão
Famalicão fica bem no centro de 3 importantes cidades de Portugal, pela sua história e pelo turismo. Porto, Braga e Guimarães. Eu chamo-lhe o triângulo turistico português. O acesso a partir de Famalicão é fácil e prático de carro, comboio ou autocarros. Por isso considera ficar em famalicão para uma noite mais sossegada longe dos aglomerados de turistas.
Museus em Famalicão
Casa Camilo Castelo Branco
A casa museu Camilo Castelo Branco é definitivamente o melhor museu em Famalicão. E não sou só eu que o digo, este museu foi classificado como um dos melhores do país. A casa encontra-se como se estivesse parada no tempo e o suicidio de Camilo Castelo Branco tivesse sido ontem naquela cadeira de baloiço. A visita é guiada e conta-nos toda a história de sofrimento dele o que torna tudo ainda mais arrepiante.
Sabe como marcar a visita e tudo mais AQUI.
Museu Ferroviário de Lousado
Este museu, na freguesia de Lousado, guarda locomotivas e vagões desde 1875. O museu está muito bem criado e a visita é muito interessante. A entrada é gratuita. O único senão é que fica uma fora do centro de Famalicão mas rapidamente podem chegar lá numa viagem de comboio de poucos minutos a partir da estação de Famalicão.
Sabe tudo AQUI.
Fundação Cupertino de Miranda
A Fundação Cupertino de Miranda, inaugurada em 1972, promove e divulga iniciativas culturais de diferentes áreas de expressão bem no centro de Famalicão. A exposição de arte vale a pena a visita, claro para quem gosta de arte e é gratuita. Existe uma parte que é paga mas quanto a mim, podem ficar pela zona gratuita.
Museu Bernardino Machado
O Museu Bernardino Machado, inaugurado em 2001, encontra-se instalado no Palacete do Barão da Trovisqueira, mandado construir em 1857 por José Francisco da Cruz Trovisqueira, um dos mais relevantes “brasileiros de torna-viagem” famalicenses. Escondido no meio urbano Famalicense, este lindo palacete “conta” a história do inicio de Famalicão e influência do Barão no desenvolvimento industrial da cidade e região do Ave.
A Gastronomia em Famalicão
Um dos pontos altos em Famalicão é a gastronomia. Aliás, quando eu viajo, uma das coisas que mais sinto falta é da comida portuguesa em Famalicão.
Eu vou recomendar alguns dos meus locais preferidos mas aqui podes entrar em qualquer porta e garantidamente vais comer bem e não correr o risco das armadilhas turisticas que vês em outras cidades. A comida aqui é autêntica e feita à boa maneira portuguesa.
O Vinho Verde
Famalicão está inserido na zona de Vinho Verde e sim, faz do melhor vinho verde do país. Uma das melhores experiências que podes ter é na visita e degustação de vinhos na Quinta Vinhos Castro claro acompanhado pelos melhores petiscos da zona norte. Podes ler mais sobre esta visita AQUI.
Restaurante Outeirinho Louro
O Restaurante Outeirinho no Louro fica um pouco fora do centro da cidade, na freguesia do Louro. Existe outro Restaurante Outeirinho mais perto do centro mas o do Louro é uma experiência bem diferente. O Restaurante fica dentro de uma quinta de cavalos numa linda casinha em pedra. O serviço é super simpático e o ambeinte acolhedor e claro a comida é muito boa desde as entradas à sobremesa.
Eu recomendo a entrada de pataniscas de bacalhau, o cabrito no forno ou a posta.
Este retaurante serve menus de grupo por marcação que têm um preço especial.
Façam marcação de mesa previamente porque a sala é relativamente pequena e pode estar cheia especialmente ao fim de semana.
Localização
Churrascaria Lafões
A Churrascaria Lafões tem dos melhores frangos de churrasco da cidade. O espaço é antigo mas muito bem conservado e a comida é simples mas muito boa. Experimenta o frango de churrasco ou a costelinha, não te vais arrepender.
Localização
Confeitaria Bom Gosto
A Confeitaria Bom Gosto, construída em 1957, é dos comercios mais antigos de Famalicão ainda aberto ao público. E não, ainda não foi modernizada por isso não esperem um ambiente moderno e cuidado. Contudo os croissants e os panados são dos melhores que podes encontrar no país.
Eu recomendo um panado em pão acompanhado por um copo de vinho branco da casa e um croissant com fiambre. Se quiseres aventurar-te há quem peça um croissant com panado.
A confeitaria tem duas entradas que folgam em dias alternados, na Rua Lourenço da Silva Oliveira e na Rua Vasconcelos e Castro, eu prefiro a primeira, é mais pequena e autêntica.
Fato interessante, nos tempos mais antigos, as senhoras da alta sociedade pediam chã frio para acompanhar a comida. O chã frio era na realidade vinho branco da casa que era servido em serviço de chã para que as senhoras não fossem vistas a beber vinho em público. Não sei se ainda funciona este pedido mas podes experimentar seria giro ressuscitar esta tradição.
Localização
A Minha Taberna Jorge
A minha Taberna Jorge oferece os mais tipicos petiscos portugueses, em Famalicão há várias tasquinhas mas esta para mim supera todas pela qualidade, variedade e pela vista. Também faz uns grelhados no fogo fantásticos. Fica fora do centro por isso terás que ter transporte para lá ir.
Localização
Os Espaços Verdes em Famalicão
A cidade de Famalicão é principalmente industrial, mas tem um cuidado especial em manter zonas verdes e espaços agradáveis para passear.
Parque da Devesa
O parque da devesa é relativamente recente mas bastante agradável. Com 27 hectares cortados pelo rio pelhe é perfeito para um passeio ou quem sabe um piquenique. Na minha opinião, deveria ter mais sombras porque no verão pode tornar-se demasiado quente. Contudo podem refrescar-se na esplanada do Restaurante Com Requinte. Este parque tem também um anfiteatro ao ar livre que promove eventos no Verão e mesmo no Jardim haverão concertos.
Localização
Parque de Sinçães
O Parque de Sinçães, mesmo ao lado do Parque da Devesa, é mais pequeno mas oferece mais conforto. Mais sombra e mais bancos. Neste parque estão inseridas a Biblioteca Municipal, a Casa das Artes, um parque para cães e uma zona de desporto radical. Aqui recomendo que se refresquem na esplanada do Estrella Café e Lounge.
Localização.
Centro de Famalicão
O centro de Famalicão foi remodelado recentemente e está fantástico. É excelente para passear a pé com várias zonas cortadas ao trânsito.
Aqui recomendo que passem pelo Jardim Dona Maria II e pelas ruas circundantes e dêem um saltinho à Praça que também foi remodelada e oferece várias experiências gastronomicas.
Resumindo
Famalicão é a minha cidade natal e correndo o risco de ser parcial, é uma cidade que eu gosto muito de estar. É uma cidade relativamente pequena para o turismo mas oferece uma experiência autêntica e muito agradável para quem quer descansar um pouco da confusão turistica das cidades do triângulo.