Home Dicas 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem

15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem

por Tuga Viajante
13 Comentários 18 visualizações

15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem

E respostas da Iati seguros

 

As dúvidas sobre seguros de viagem são frequentes, tanto vossas como minhas. Vale a pena, não vale? O que cobrem realmente? etc. Descobrir as respostas, foi um desafio bem mais complicado do que previa.

Nos sites das companhias, só encontrei informação muito vaga. Nada realmente me explicava como proceder em situações reais e se o seguro cobre ou não. Então enviei emails e recebi mais uma vez respostas do género “Pode consultar o site” ou nem sequer recebi resposta.

Então mudei de estratégia e liguei e fui diretamente a mediadores de várias companhias de seguro. A frustração foi ainda maior e o espanto com a repetição de respostas, em todas as agências, que mostravam que na realidade ninguém sabe responder a nada sobre esses seguros. “Diga para onde vai e as datas que eu faço-lhe já aqui a simulação e se quiser faço já o seguro.” NÃO!!! Eu não pedi um seguro, nem sequer o vou fazer sem saber como funciona! Eu quero saber o que cobre na realidade, como ativo, o que tenho que pagar em casos de urgência médica, etc! Será que estou a falar chinês? E tinha sempre uma bela resposta do género “Essas questões só o gerente lhe poderá responder.” E onde está ele? “Não está, ele nem está aqui habitualmente, tem que deixar o contato para marcar reunião”

Sim, estás a ler bem, em cerca de uma dúzia de mediadores de várias companhias, tens que marcar reunião com alguém para tirar dúvidas sobre seguros de viagem! E isto se não fores completamente ignorado, tive uma senhora que me recebeu e depois ficou a atender chamadas à minha frente até eu me chatear e simplesmente levantar-me e sair. É ridículo as maiores companhias a trabalhar aqui em Portugal, não darem formação ao seus representantes e garantirem que estão a ser bem representados, nem sequer se importarem com tal. O que interessa é vender os seguros.

 

Mas depois de meses nesta luta, apareceu-me, por coincidência a Iati seguros. Esta empresa familiar é espanhola, sediada em Barcelona e depois de uma breve apresentação de 5 minutos, deram-me mais respostas do que todas as outras empresas em meses! Só por este motivo e por sempre que lhes pedi esclarecimentos, respondera-me imediatamente, com respostas esclarecedoras, demonstra que são profissionais e preocupados com os clientes. E por isso serão sempre a minha escolha para seguros de viagem e sempre a minha recomendação para vocês.

 

Mas vamos ao que interessa, enviei-lhes as perguntas que vocês me enviaram, mais algumas que eu tinha e aqui estão as respostas:

– A probabilidade que aconteça algum problema durante uma viagem pode ser pequena, mas e se acontecer? Viajar com seguro é essencial, principalmente porque os custos com assistência médica no estrangeiro podem ser muito altos. Há países como os Estados Unidos, por exemplo,  onde as operações são tão caras que terias que passar o resto da vida a pagar por um atendimento mais especializado como uma internação ou operação. Mas um seguro de viagem não é só por questões de saúde, dá-te tranquilidade também se perderes o passaporte, ou fores roubado, se tua bagagem demorar a chegar ou for perdida, caso aconteça um cancelamento ou atraso de voo. Enfim, existem várias coisas que podem acontecer em viagem, que não podemos prever. Adoecer num país da União Europeia pode ser um problema “menos mau”, se tiveres um Cartão Europeu de Saúde, porém o cartão não cobre os custos de saúde prestados num sistema privado, apenas o serviço público de saúde. Além disso, não cobre operações de salvamento nem a repatriação caso seja necessário enviar-te de volta a casa com cuidados médicos. E se o problema acontece em um país fora da União Europeia, ainda pior fica a situação. A probabilidade de adoecermos num país como a Índia por exemplo, é muito grande pois vamos estar expostos a clima diferente, comida diferente, saúde pública diferente. E por último, o custo com a contratação do seguro é tão baixo que não justifica arriscar.

 

– O seguro cobre todas as causas identificadas nas condições gerais da apólice contratada seja no hotel ou fora dele.

 

 

– Cada um de nossos seguros oferece uma cobertura diferente em caso de roubo ou danos na bagagem, com o seguro Iati Bloggers e Grandes Viajantes por exemplo, As câmaras e complementos de fotografia, radiofonia, de registo de som ou da imagem, equipamentos eletrônicos, bem como os seus acessórios, ficam compreendidos até 50% da quantia segurada sobre o conjunto da bagagem desde que com intimidação ou violência e com apresentação da denúncia às autoridades (vê condições particulares do seguro Iati Bloggers e Grandes Viajantes)

 

– O seguro vai cobrir até o limite de despesa médica e hospitalização descrita na apólice contratada e caso não seja uma doença pré-existente. Não terás que adiantar o pagamento se entrares em contacto com a central de assistência em viagem 24h.

 

– Posso fazer seguro de viagem se for de carro ou outro transporte? O seguro é igual?

 

– Sim, podes contratar um seguro mesmo se for viajar de carro ou outro transporte, porém o seguro de viagem não cobre danos a terceiros nem aos veículos.

OBS: As bagagens guardadas em veículos automóveis consideram-se seguras apenas se estiverem na bagageira e esta permaneça fechada à chave. Desde as 22 horas até às 6 horas o veículo deverá permanecer no interior de um parque de estacionamento fechado e vigiado; estão isentos desta limitação os veículos confiados a um transportador. Os objetos de valor guardados no interior da bagageira de um veículo apenas ficam cobertos quando este se encontrar numa garagem ou parque de estacionamento vigiado.

 

Cometi uma infração no estrangeiro, por exemplo tirar uma foto a um monumento proibido, ou sem intenção ofender alguma tradição e fui preso ou tenho que pagar uma multa para a qual não tenho meios no momento. A Iati como pode ajudar-me?

– Nossos seguros cobrem a responsabilidade civil privada e a responsabilidade penal no estrangeiro com limites de cobertura distintos (vê condições particulares de cada seguro).

 

– Em Osaka, após o terramoto, todos os transportes para os aeroportos estavam cancelados. Como não podia chegar ao aeroporto, iria perder o voo de volta a Portugal. O seguro tem coberturas nestes casos?

 

– Os valores gastos com bilhete aéreo não são reembolsados porém atrasos, cancelamentos, perdas de ligação e casos de necessidade de extensão obrigatória da viagem podem ser cobertos pelos seguros Iati Mochileiro, Iati Estrela ou Iati Bloggers e Grandes Viajantes (vê condições particulares de cada seguro) .

 

– Eu uso óculos ou lentes de contato e não me consigo movimentar sem eles. Se os perder ou partir, o seguro cobre alguma solução de urgência?

 

– Não, o seguro pode enviar apenas medicamentos que não possas adquirir no local onde te encontras.

 

 

– Se roubarem ou eu perder os meus documentos no estrangeiro, como é que a Iati me ajuda? E como devo proceder? E se perder o voo por essa razão, o seguro cobre?

E se me roubarem as malas com bens essenciais? E telemóvel ou material fotográfico?

E se perder ou me roubarem os meus cartões de crédito e dinheiro e ficar sem meios para me sustentar?

– Com o seguro Iati Estrela por exemplo, se perderes ou te roubarem documentação, bilhetes de transporte ou cartões de crédito, reembolsar-te-emos as despesas que tiveres para os recuperar até 200€, apresentando os devidos comprovativos (vê condições particulares do seguro Iati Estrela). Com o seguro Iati Bloggers e Grandes Viajantes, em caso de roubo ou danos na bagagem desde que com intimidação ou violência e a denúncia às autoridades, os objetos de valor ficam compreendidos até 50% da quantia segura sobre o conjunto da bagagem.

O seguro Bloggers e Grandes Viajantes também oferece adiantamento de fundos, caso o não possas obter fundos económicos pelos meios inicialmente previstos, tais como cheques-viagem, cartões de crédito, transferência bancária ou semelhantes e isto se torne em impossibilidade para prosseguir a sua viagem adianta fundos, sempre que lhe seja entregue um aval ou garantia que assegure a cobrança do adiantamento, até ao limite indicado nas Condições Particulares da apólice. Em qualquer caso as quantias deverão ser reembolsadas num prazo máximo de trinta dias. (vê condições particulares do seguro Iati Bloggers e Grandes Viajantes)

 

– Se por uma urgência médica precisar do apoio de um familiar, o seguro tem coberturas para as suas despesas? Voos e alojamento? Se eu viajar acompanhado e eu tiver uma urgência médica ou perder os documentos, pode o meu acompanhante ficar comigo para me ajudar? O seguro cobre o apoio do acompanhante?

– Sim, dependendo do tipo de seguro contratado, se algo acontece durante a viagem e se vê necessário um acompanhante, a seguradora cobre as despesas com o deslocamento e estadia até o limite identificado na apólice (vê os detalhes das condições particulares da apólice Iati Mochileiro, por exemplo)

 

– Se tiver um acidente de automóvel num carro que aluguer, o seguro cobre as despesas médicas necessárias?

 

– Sim, o que o seguro não cobre são os danos ao veículo ou a terceiros.

 

 

– Os seguros cobrem resgate em zonas remotas, incluindo helicóptero ambulância?

 

– Se estiver exposto a um risco entre os definidos na cobertura principal, agravado por um problema que origine despesas de pesquisa, socorro, transporte ou repatriamento, pelos meios de salvamento civil ou militar, ou pelos organismos de socorro alertados para este efeito, o seguro reembolsará as despesas até ao limite estabelecido nas Condições Particulares (vê condições particulares do seguro Iate Mochileiro por exemplo)

 

– Numa urgência médica, preciso pagar no ato e depois sou reembolsado? Ou o seguro paga diretamente ao prestador do serviço urgente?

 

– Entra em contacto com a nossa central de assistência e nós ocupamo-nos diretamente das faturas, sem precisares de adiantar nada.

 

– Se viajar na Europa tenho o cartão europeu de saúde, será que vale a pena ter seguro de viagem também?

 

– Todos os europeus têm direito a fazer gratuitamente o cartão europeu de seguro de doença e receber os cuidados médicos necessários nas mesmas condições que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde desse país. Porém o cartão cobre apenas os gastos com saúde, enquanto um seguro de viagem como o da IATI Seguros oferece uma cobertura muito mais ampla que inclui o caso de roubo ou danos da bagagem, transporte de um familiar caso sejas hospitalizado, responsabilidade penal e civil no estrangeiro, despesas ocasionadas por atrasos e cancelamentos de voos, envio de objetos esquecidos ou roubados, acidente durante a práticas de desportos, etc. O cartão europeu não cobre operações de salvamento nem o repatriação, enquanto o seguro da IATI oferece cobertura ilimitada dos custos com repatriação. O cartão não cobre nem os custos dos cuidados de saúde prestados no âmbito de um sistema privado, apenas o serviço público de saúde.

 

– O seguro funciona da mesma forma em todos os países?

 

– Sim, o seguro oferece cobertura em todos os países listados.

 

– Como devo proceder para ativar o seguro numa emergência médica?

 

– Tens que entrar em contato com a central de assistência em viagem 24h através do número 00 351 217 959 562. A chamada pode ser feita a pagar no destino nos países que disponibilizam este serviço ou podes pedir reembolso dos gastos com as chamadas apresentando as faturas correspondentes.

 

Espero que estas respostas tenham esclarecido todas as tuas dúvidas, se ainda tiveres mais questões, não exites em contatar a Iati, eles estão sempre disponíveis para te ajudar,

 

Nota: Estas informações foram fornecidas pela Iati Seguros e são da sua responsabilidade. Tem em conta que estas condições são relativas a seguros da Iati e não são garantidas por qualquer outra seguradora.

 

A Iati está a oferecer 5% de desconto a todos os leitores da TugaViajante, para que a tua próxima viagem seja feita em total segurança.

Para saberes mais clica na imagem.

[siteorigin_widget class=”thinkup_builder_divider”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”thinkup_builder_carouselblogtheme”][/siteorigin_widget]
13 Comentários
0

Também podes gostar

13 Comentários

5% de Desconto em Seguros de Viagem - Tuga Viajante 28 Janeiro, 2020 - 17:55

[…] Queres saber mais sobre as vantagens dos seguros Iati? Lê as respostas que eles deram às perguntas dos leitores do Tuga Viajante aqui 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem. […]

Responder
Daniele Santos 26 Julho, 2019 - 12:34

Amei as dicas, muito obrigado. Sempre é bom fazer um seguro afinal gerenciamento de risco é essencial.

Responder
Tuga Viajante 26 Julho, 2019 - 14:39

Fico feliz por ter gostado 😉 Obrigado pelo comentário.

Responder
Voos para Guadalupe nas Caraíbas desde 391€!!! - Tuga Viajante 1 Março, 2019 - 12:53

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Voos Lisboa - Nova Deli desde 389€!!! - Tuga Viajante 28 Fevereiro, 2019 - 13:47

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Descontos em Viagem - Tuga Viajante 19 Fevereiro, 2019 - 17:32

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Voos baratos para Tóquio desde 486€ - Tuga Viajante 30 Janeiro, 2019 - 19:55

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Voos baratos para Londres desde 28€ - Tuga Viajante 29 Janeiro, 2019 - 19:52

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Islantilla Hotel Tudo Incluído desde 37€ - Tuga Viajante 27 Janeiro, 2019 - 18:05

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Voos Açores desde 36€ - Tuga Viajante 26 Janeiro, 2019 - 21:07

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Voos Porto - Malta desde 49€ - Tuga Viajante 25 Janeiro, 2019 - 18:23

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Tenerife desde 239€ por pessoa - Tuga Viajante 24 Janeiro, 2019 - 18:00

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder
Voos Lisboa - Luxemburgo desde 26€ - Tuga Viajante 21 Janeiro, 2019 - 18:35

[…] 15 Dúvidas Sobre Seguros de Viagem […]

Responder

Deixar comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

UA-114983103-1