Home Dicas 5 Dicas Para Encontrar Viagens Baratas

5 Dicas Para Encontrar Viagens Baratas

por Tuga Viajante
0 Comentar 61 visualizações

Meus tuguinhas, como vocês pediram, vou dar-vos as melhores dicas para encontrar viagens baratas.

Antes de mais, vocês têm que saber que é preciso muita paciência e flexibilidade. Quanto mais flexibilidade com datas e destinos, mais facilidade têm para encontrar viagens baratas e quem sabe, esticar o orçamento para fazer mais uma ou duas viagens. Poupar no alojamento e acumular milhas de viagem também são uma parte importante para conseguires viajar mais. Tens mais info nos links a seguir:

Poupar em alojamento

Cartões de Milhas (Pontos)

 

Ora bem, vamos começar pelo mais inflexível e explorar até ao mais flexível. Como te disse em cima, a probabilidade de encontrares preços mais baixos vai estar muito relacionada com a tua disponibilidade de datas e destinos. A não ser que tenhas mesmo muita sorte e apanhes um voo barato exactamente na data que queres e para onde queres :D

Resorts e viagens com tudo incluído

Bom, se és um tuguinha viajante que gosta de luxo e de tudo incluído, não há muito que eu te possa ajudar. E provavelmente não precisas de grande ajuda se tens esse tipo de orçamento 😉 Para este tipo de viagens, encontras as melhores escolhas em agências de viagens. É uma questão de consultares algumas para teres uma ideia das ofertas e tentares apanhar algumas promoções. Tenta começar a procurar com bastante antecedência, para garantir que as melhores ofertas ainda estão disponíveis.

Contudo, se houver alguma agência de viagens interessada em informar aqui os tuguinhas de promoções que vão surgindo, estou aberto a essa possibilidade.

 

Datas e destino definido

Apesar de não teres muita flexibilidade o que é normal, temos que trabalhar, há algumas coisas que podes fazer para poupar um bocadinho. Antes de mais, procurar com antecedência é habitualmente muito vantajoso, cerca de 3 meses no mínimo. Isto porque quanto mais os lugares ficam preenchidos, mais os preços sobem. Agora se os voos chegam perto das datas de saída e não têm muitos lugares preenchidos, os preços também baixam, cerca de 10, 15 dias antes. Mas não fiques à espera disso para marcares o teu voo, é muito provável que não tenhas essa sorte e leves com um preço muito alto.

Nos voos usa o Skyscanner e o Momondo. Primeiro entras no Skyscanner e escolhes o teu destino e datas, clica em procurar voos e vê as opções que tens. Agora ou tiveste sorte e o preço que encontraste à primeira é bom, ou então tens que continuar a verificar diariamente se os preços baixaram. Para não teres que ir ao site todos os dias, tens uma ferramenta que te avisa sobre as mudanças de preço. Clica em “Obter Alertas de Preços” e insere o teu email, vais receber no teu email alertas sempre que o preço modificar.

Há um mito que ao activares isto, as companhias veem que há procura e sobem os preços, mas achas mesmo que vão subir os preços só porque uma pessoa está interessada? E se muitas pessoas fizerem isso, até acredito que possa influenciar um pouco, mas vais ser o único que não vai receber os alertas e arriscar perder um bom preço?

Encontraste um preço que te agrada? Agora vais ao site Momondo e compara se o preço é igual. É estranho não é? Os preços deveriam ser dados pelas companhias aéreas, na realidade há alguns sites que conseguem descontos nos voos. Isto acontece muito na Edreams, e enquanto o Skyscanner também procura nesses sites, a Momondo normalmente encontra preços mais baixos. Compara e escolhe a melhor opção.

Momondo

No alojamento e isto aplica-se sempre que estiveres a planear uma viagem, marca quartos assim que tiveres uma ideia de para onde queres ir. Mesmo que estejas indeciso entre dois ou três destinos, marca para todos no Booking com cancelamento gratuito. Assim tens esse preço garantido e podes cancelar as reservas sem custos quando decidires para onde vais ou se surgir um alojamento com preço melhor. Muitas vezes recebo depois por email do próprio Booking alertas de ofertas de preços depois de já ter reservas feitas, basta cancelar uma e reservar outra. Para receberes esses alertas tens que fazer conta gratuita e colocar o email.

Se encontraste um preço melhor no eDreams, vale a pena veres a opção Voo + Hotel, por vezes o preço em pack compensa bastante e a reserva é feita em parceria com o Booking, por isso é fiável e podes comparar os valores com o site do Booking e verificar se te compensa.

 

Datas definidas e destino flexível

Assim já abre mais possibilidades, para além de poderes escolher voos directos, podes também escolher fazer escalas. Sim porque de Portugal directo não vais encontrar assim muitas promoções para destinos mais exóticos, grande parte das promoções é para a Europa. Se juntares a isto, a possibilidade de excluir resorts ou até ficar em hostels, verás que podes diminuir drasticamente os custos da tua viagem. E na realidade se fores explorar durante o dia, não precisas de almoço no hotel por exemplo, nem de grupos de animação. Eu habitualmente escolho Hostels porque viajo sozinho e em Hostels há uma grande abertura para conhecer pessoas de todo o mundo e com culturas e mentalidades diferentes, um dia faço um artigo a contar as histórias nos Hostels. Se houver uma oferta com pequeno almoço e/ou jantar ai sim adiciono esses extras. Mas claro, com uma família já faz todo o sentido um Hotel com alguns desses extras e se vais mesmo só para trabalhar para o bronze, todos os extras para ti 😉

Bom, vamos ao que interessa. Apesar desta parte ser focada nas tuas opções, lê o resto do artigo porque algumas dicas podem eventualmente servir para juntar a estas.

Ok, agora arranja um papel e uma caneta para apontares preços e destinos e de preferência um computador ou algo com acesso à Internet. Eu uso alguns motores de busca de voos, já deves ter ouvido falar de alguns deles. Mas o que tenho descoberto é que muitas pessoas não usam toda a potencialidade desses sites, grande parte porque algumas dessas opções só aparecem no computador, ou no telemóvel se activares o modo desktop.

Os primeiros voos que vamos ver, são os diretos.

O site que uso sempre quando começo é o Skyscanner, porque é o mais fiável e mais fácil de usar. Então abre o site (podes clicar nas palavras a vermelho para abrir os links) e coloca ida e volta, aeroporto de ida o que te é mais conveniente, as datas que pretendes e no destino não escreves nada. Clica no espaço que diz “País, cidade ou aeroporto” e vai aparecer-te uma janela que diz “Não consegue decidir onde?” clica lá e no destino vai assumir “Toda a parte”.

Se estiveres a usar telemóvel ou tablet algumas opções só aparecem se activares nas opções a versão para pc ou desktop.

A seguir vai aparecer-te uma lista com separadores por países, podes abrir e ver se tem alguma coisa que te agrada. É aconselhável teres uma ideia dos preços antes de fazeres uma busca, isto porque se não sabes o que é um bom preço, não vais saber se estás a fazer uma boa compra. Uma boa forma de fazeres isso é perguntar aos teus amigos se já foram e quanto pagaram. No grupo TuguinhasViajantes podes consultar e partilhar preços de voos com outros membros. Mas como as tuas datas são fixas, o melhor que podes fazer é escolher um dos destinos que encaixem no teu orçamento. Tem sempre em conta que podes estar a escolher um voo barato para um destino que o alojamento é caro, tens que ter isso em conta e verificar os preços médios de alojamento. Para isso eu tenho sempre o Booking aberto ao lado.

Lista de destinos – Skyscanner

Outra opção interessante para encontrar viagens baratas é o Google Voos, conheço muito pouca gente que use esta ferramenta, mas é bastante fiável e precisa. Para além disso, oferece busca em mapa por datas, destino e outras opções. Colocas o teu aeroporto de partida e deixas por preencher o destino, coloca as tuas datas e outras opções que aches importantes. Depois é só ir movendo o mapa para veres os preços, podes aproximar e afastar o mapa para ver mais preços em zonas especificas. Aposto que vais passar aqui muito tempo entretido a ver destinos 😉 eu passo. Depois clicas no destino e ver voos, vai aparecer-te os preços e as companhias.

Google Voos Mapa

Quando encontrares um voo que te agrada, verifica no Momondo os preços dos voos e o alojamento no Booking, tal como te disse no ponto anterior.

 

Datas flexíveis e destino definido

Neste caso, podes começar a pesquisar preços com bastante espaço de tempo. Mas é conveniente teres em conta o espaço de tempo que o destino tem as condições que queres, como o clima ou certos eventos. Ainda assim, dá-te a possibilidade de antecipar-te à época alta por exemplo e conseguires um excelente preço por ires umas semanas mais cedo por exemplo. E pessoalmente para mim, é a melhor época, escapar ao pico turístico de Agosto, evitar enormes filas e multidões nas zonas turísticas, poder conversar com os locais calmamente e tudo isto por um preço mais baixo, é perfeito.

Então neste caso eu uso primeiro o Skyscanner, (podes abrir clicando nas palavras a vermelho), colocas o aeroporto de ida e regresso. Se não tens preferência pelo aeroporto, podes colocar a cidade. Só nisso podes poupar bastante por exemplo, para Paris o aeroporto de Orly (ORY) é normalmente bastante mais barato do que o Charles de Gaulle (CDG), não é sempre o caso mas vale a pena fazeres a procura pela cidade e assim consegues comparar os preços todos. No espaço das datas, clicas lá e abre-te uma janela que podes escolher “mês inteiro”.Se não tens mesmo preferência por época nenhuma, podes escolher “O mês mais barato” e fazer a pesquisa, se tens um espaço de tempo que preferes por exemplo de Abril até Setembro, escolhe o primeiro mês Abril.

Depois clica em pesquisar voos e vai aparecer-te um calendário, normalmente os preços a verde são considerados abaixo da média daquele mês, os a amarelo na média e os a vermelho acima. Agora vai clicando em preços que te agradem na ida e tenta conjugar com preços do regresso. Vais reparar que muitas vezes os preços de regresso mudam quando muda o dia de ida, isso acontece porque as companhias querem que os voos vão e voltem com um numero equilibrado de passageiros e não aconteça como me aconteceu num voo da easyjet que vim praticamente sozinho ? quando isso acontece, gera um prejuízo e eles não querem isso por isso tentam equilibrar mexendo nos preços.

Se nesse mês os preços não te agradam, vai alterando o mês de partida até encontrares algo que te agrade. Se mesmo assim nada te agradou, volta a fazer a pesquisa uns dias depois, quem sabe encontras algo melhor. Contudo tem atenção que se ficar muito perto das tuas datas, os preços podem subir.

Se apesar de teres datas flexíveis, só tens 7 dias seguidos disponíveis por exemplo o Google Voos é mais prático para fazer esta procura. O que fazes é entrar no site, colocar o local de partida e o destino. Nas datas podes colocar os primeiros dias das tuas datas disponíveis, não ligues aos preços porque para já não é relevante clica em concluído para avançar. Na página seguinte vão aparecer-te várias opções, uma delas é GRÁFICO DE PREÇOS, clica em ver mais. Agora podes clicar no + ou no – para aumentar ou diminuir os dias de viagem, depois é só ires movendo o gráfico para ver os preços. Aqui já te dá o valor para ida e volta tendo em conta a quantidade de dias que queres passar no destino.

Os outros sites também têm busca por gráfico, mas muitos não são de todo precisos e só te fazem perder tempo porque quando escolhes os voos o preço que apresenta a seguir não é o que mostrava o gráfico, neste aspecto o Google Voos é rápido e muito fiável.

Google Voos

 

Datas e Destino Flexível

Se é este o teu caso, como eu te invejo ? tens imensas possibilidades de viajar a preços muito em conta e assim viajar ainda mais, só depende do teu orçamento e se preferes fazer uma única grande viagem ou de fazer várias viagens mais curtas durante o ano. Quando eu tenho bastante tempo, mas o orçamento não é muito grande o que eu faço é pesquisar viagens só de ida. Por exemplo, há uns anos queria ir a Praga, mas os voos directos estavam caros então, procurei voos baratos para qualquer aeroporto na Europa e encontrei para Milão, depois pesquisei de Milão para Praga e vi que uns dias a seguir também eram baratos. Então fui para Milão, passei uns dias lá e em Modena e depois fui para Praga. Com esta flexibilidade paguei 3 vezes menos pelos voos e ainda tive a oportunidade de conhecer Modena.

Se queres fazer um roteiro de vários países um bom ponto de partida é o JetCost, neste site consegues encontrar os voos baratos encontrados por utilizadores. Abre a página e desce até encontrares VOOS COM PARTIDA DE: clica na cidade que preferes e aparecem-te os preços mais ridículos que possas imaginar. Nem sempre vais conseguir ainda apanhar esses preços, mas se a pesquisa tiver sido recente, ainda vais a tempo de comprar uma pechincha.

JetCost

A partir daqui, usas o Mapa do Google Voos, colocas a cidade de partida e apenas ida nas opções depois vais alterando os dias até encontrares um preço e um destino que te agrade. Se tiveres algum destino pelo meio que queiras ir, podes usar o gráfico do Google Voos como te ensinei em cima para encontrar os dias com voos mais baratos, mas colocas nas opções Apenas ida.

 

Outra coisa que podes poupar bastante quando tens escalas é voar para um aeroporto próximo na mesma cidade, e depois utilizar um transporte para ir para o aeroporto principal. Paris é um exemplo dessa situação e tens comboio directo entre os aeroportos, Milão também é outra cidade que pode acontecer isso e outras.

Bom, acho que já te dei as dicas principais para encontrares voos baratos, com o tempo começas a habituar-te e a fazer isto facilmente, sempre que precisares podes reler este artigo para te ajudar.

 

Vê outros artigos que te podem interessar:

7 Dicas de Alimentação em Viagem

Documentos de viagem

Cartões de Milhas

Guias de Viagem

Página inicial

Também podes gostar

Deixar comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

UA-114983103-1